J. Costa Jr., é como assina seus trabalhos literários e jornalísticos o escritor e cronista rio-clarense Geraldo José Costa Junior, nascido aos 10 de fevereiro de 1969, filho de Geraldo José Costa e Alzira Pignatti Costa. O escritor se define homem de pensamento livre, apolítico, e um apaixonado pela natureza. Oriundo de família católica, aos 17 anos conheceu a doutrina espírita kardecista com a qual se identificou e, segundo ele, tem sido através dos anos o apoio fundamental de que necessita para continuar a viver e trabalhar. Considera-se um eterno aprendiz. Pessoa reservada, possui poucos amigos, mas tem apreço por todos eles. Já foi casado e tem uma filha de 12 anos, chamada Viviane. A outra, Aline, faleceu aos 4 meses de idade.
O escritor teve vários artigos e crônicas publicados na imprensa de Rio Claro/SP, nos jornais CIDADE e DIÁRIO DO RIO CLARO no período de Setembro/2004 a Abril/2009 e O JORNAL atualmente.
Foi um dos redatores do mensário O BETA, publicação de cultura e entretenimento que circulou em Rio Claro entre 2006 e 2007.
Como jornalista free-lance fez entrevistas com os renomados artistas plásticos Camilo Riani e Ronaldo Ciribelli para a revista JC MAGAZINE (edições 7 e 8), publicada semestralmente pelo Jornal CIDADE de Rio Claro.
Mantém dois websites na Internet:
PASSA RÉGUA (http://www.passaaregua.blogspot.com) e AUTOR VIRTUAL (http://www.jcostajr.blogspot.com)
No Youtube, teve seus poemas Os Lados da Moeda e Toda Vez que Você se Vai, editado por Adriana Lima, e que podem ser conferidos nos links: http://www.youtube.com/watch?v=JD4HfwN2J9g e http://www.youtube.com/watch?v=HBqGIEQE2V8
Tem vários textos publicados no site www.autores.com.br, onde figura entre os autores mais lidos.
Ao lado de personalidades do meio literário e político nacional como Paulo Coelho, Cristovam Buarque e Lair Ribeiro é colunista do site do JORNAL RIO CLARO (www.jornalrioclaro.com.br), publicação da Empresa Jornalística R. Miranda S/C Ltda. e editado pelo jornalista Favari Filho.
Com o conto Mande Lembranças para Maxwell integra a coletânea do Prêmio Literário João Simões Lopes Neto/2005, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura de Pelotas/RS.
Em 2007 representou Rio Claro, no Mapa Cultural Paulista, categoria literatura conto.
É autor de sete romances, ainda inéditos:
Sessão da Tarde,
As Reconstruções de Tômaz,
Cerimônia,
Sob o manto da noite,
As Páginas Primeiras,
Além daquelas árvores,
O Intermediário
E trabalha atualmente na preparação de um novo romance Verão se Despede.
No gênero poesia publicou em 2006 Diante do Portão do Éden, pelas Edições 100, selo alternativo do poeta e artista multimídia rio-clarense José Roberto Sechi.
Também escreveu "Caixa de Ferramentas", série de speedscript's.
Finalizou recentemente Conteúdo Zero, Zero ao Quadrado e Zero Absoluto trilogia de textos em prosa e poema escritos durante 2008.
Escreveu vários poemas que compõe Cinzas ao Vento.
É também autor de vários contos, alguns aqui publicados, e que fazem parte de Bloco de Notas, coletânea de contos do escritor.
Também é colaborador do JORNAL AQUARIUS editado pelo escritor e produtor cultural rio-clarense Mauricio Beraldo.
Colabora ainda com a REVISTA DO CINEMA CAIPIRA E DO INTERIOR PAULISTA, editada pela poeta Fernanda Tosini e João Paulo Miranda Maria, cineasta vencedor em 2009 do Prêmio Screening Room's Mobile Phone Movie Competition/2009, promovido pela CNN (Cable News Network) com o filme A Girl and a Gun (Uma garota e uma arma)
Para 2010, está previsto o lançamento da novela As Páginas Primeiras de sua autoria pela editora 24x7.
Texto de Tômaz Adler (Publicado também no Perfil do escritor no site Autores.com.br).
Alguem tem que fazer alguma coisa por aqui meu caro!!!
ResponderExcluir